Onde surgiu a Black Friday? A história por trás da data mais esperada do comércio

Reading time: 2 minutes

A Black Friday é um evento que movimenta bilhões de dólares em vendas ao redor do mundo, marcando o início da temporada de compras natalinas. No Brasil, a data é sinônimo de grandes promoções, oportunidades e descontos irresistíveis. Mas você já parou para pensar como essa tradição começou? De onde surgiu a Black Friday e como ela se tornou um fenômeno global? Vamos explorar a origem dessa data tão esperada!

A Origem do Nome “Black Friday”

O termo “Black Friday” surgiu nos Estados Unidos e, ao contrário do que muitos pensam, não estava relacionado inicialmente ao comércio. A primeira vez que o termo foi utilizado foi na década de 1960, na cidade da Filadélfia. Policiais locais começaram a chamar a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) de “Black Friday” devido ao intenso tráfego de veículos e pedestres que lotavam as ruas para aproveitar as promoções de fim de ano. Esse movimento caótico exigia um grande número de agentes para controlar o trânsito, o que tornava o dia um “pesadelo” para as autoridades.

Quando o Comércio Abraçou a Black Friday

Embora o nome tenha nascido no contexto do trânsito, a data passou a ser associada a grandes descontos apenas nos anos 1970. Foi quando lojistas perceberam que poderiam aproveitar o fluxo de pessoas nas ruas para aumentar suas vendas antes do Natal. A partir daí, o termo Black Friday passou a representar o período em que os balanços financeiros das empresas saíam do vermelho (prejuízo) e entravam no preto (lucro). Portanto, a Black Friday passou a simbolizar um momento em que as lojas poderiam recuperar suas margens financeiras, atraindo consumidores com ofertas imperdíveis.

Como a Black Friday Conquistou o Mundo

O sucesso da Black Friday nos Estados Unidos se espalhou para outros países ao longo dos anos. No Brasil, a data chegou em 2010, quando grandes varejistas começaram a promover a data como um marco de descontos e liquidações. Inicialmente, houve desconfiança por parte dos consumidores devido a práticas questionáveis, como o famoso “tudo pela metade do dobro”. No entanto, com o passar do tempo, empresas sérias começaram a aderir à data, oferecendo descontos reais e aumentando a confiança dos consumidores.

Hoje, a Black Friday no Brasil se consolidou como uma das datas mais importantes para o comércio, tanto no varejo físico quanto online. Os consumidores aguardam ansiosamente por promoções em eletrônicos, roupas, eletrodomésticos e até cursos de idiomas, como o método da Beway Idiomas.

Aproveite a Black Friday para investir em você! Inscreva-se agora no curso da Beway Idiomas e conquiste o inglês dos seus sonhos! Esta é a última vez que você vai precisar investir em um curso de inglês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *